quinta-feira, 14 de junho de 2012

‘No pelo do macaco’... Uma paspalhada à brasileira!


O último clipe do Alexandre Pires me constrange um pouco. Não sei se é a música, a coreografia, o conceito ou a inexistência dele... Só sei que sinto aquela sensação de pum no elevador quando só estão duas pessoas no mesmo e você sabe que não foi você o autor do delito. O ‘mineirinho’ de Uberlândia é um ótimo cantor e já fez coisas ‘mais legais’, na minha opinião. Para completar o time de gosto peculiar, ‘atua’ no vídeo o craque dos gramados Neymar também vestido de macaco (a fantasia do bicho é o que parece ter gerado a polêmica...). Aliás, o menino prodígio santista é quem tem determinado os rumos dos sucessos musicais no Brasil... É o fundo do poço em termos artísticos... Ou será que dá pra afundar mais? Nenhum estilo se sobrepõe a outro em termos de qualidade, há propostas musicais boas e ruins independente da vertente musical e no Brasil, por definição cultural, tem que rolar espaço e gosto pra tudo, ou quase tudo...

Mas o principal assunto que se origina desse clipe não é a qualidade dele e sim esse disparate puritano pseudomoralista que começa a se alastrar pelo país. Está uma frescura danada, todo mundo pisando em ovos para não ser tachado de racista ou preconceituoso. Racismo é algo monstruoso, repugnante e condenável, não me entendam mal! Mas tem gente exagerando... Falam que ter ‘bumbum de negro’ é qualidade, mas ‘beiço de negro’ é racismo? Toda raça tem suas características peculiares, inexatas, e devemos nos aceitar como somos, sem preconceitos, mas também sem complexos. O cantor e compositor Lobão disse que se montasse uma banda denominada RAÇA BRANCA seria preso, e seria mesmo! Se me chamarem de ‘barrigudo’ ou ‘espinhento’ eu devo meter processo também? Imaginem: “Ana Paula Arósio exige indenização por ser chamada de branquela leite azedo”! Não soa meio ridículo? Estendendo o raciocínio: Porque a torcida ‘pode’ chamar o sujeito de bicha no estádio de futebol e na quadra de vôlei não pode??? Porque todo mundo leva as ofensas à mãe do árbitro de futebol meio na base da brincadeira, mas em outros casos envolvendo raça e orientação sexual a coisa vira uma celeuma incrível? Chamar de gato pode, mas quando surge a palavra macaco, um bicho que se assemelha muito mais ao ser humano por sua inteligência e vivacidade, vira caso de polícia... Hoje em dia ser negro ou gay ‘está na moda’ e na maioria absoluta das vezes não há motivo para estardalhaço. Na minha adolescência, quanto mais me xingavam de ‘cabeludo veado’ ou ‘maconheiro vagabundo’ mais popular eu ficava com o sexo oposto... E olha que nunca fui e não sou lá tão galã... rs. Das adversidades podemos e devemos encontrar nossas forças. Além do que, no caso do videoclipe em questão, a coisa é muito mais absurda, pois o Alexandre Pires é reconhecidamente negro!

Cotas Raciais

Reza a lenda que as tais ‘ações afirmativas’, tão em voga atualmente por aqui, são iniciativas que visam inserir determinados grupos étnicos na sociedade. Tal conceito já foi utilizado em outros países, em outras épocas e por definição é algo louvável e deve ser temporário. O Brasil adotou as cotas raciais em universidades a fim de inserir o negro de modo mais amplo no ciclo educacional e mercadológico brasileiro. Penso que essa ‘iniciativa’ é antidemocrática e discriminatória e só pode ser avaliada como útil para o país se for experimentada realmente por um determinado período... Período esse que o país levaria para propiciar uma educação de qualidade em todos os níveis para TODOS os brasileiros, sejam eles negros, índios, amarelos, pardos, brancos... Aí a disputa por vagas nas universidades e no mercado de trabalho seria mais igualitária. Mas quando se trata de Brasil, de política, de planejamento, a coisa se complica. Quem se lembra do empréstimo compulsório sobre os combustíveis? E da CPMF? Também eram pra funcionar apenas por um período e foram postergados até onde deu... E de tantos outros engodos? É claro que nossos governantes não instituíram um prazo para que as cotas raciais deixem de ser usadas! Por que? Porque teriam que minimizar a roubalheira, fazer escolas de qualidade e pagar salários justos para os professores... Aí ‘aperta’ pra eles... No meu modo de entender, cotas sociais seriam mais justas que cotas raciais. Se bem que no geral, essa ideia de cotas é algo que me incomoda um pouco, é uma sensação estranha... Imaginem se essa ‘filosofia’ for ‘aprimorada’ ainda mais... Nos restaurantes, boates, faculdades, repartições públicas, estádios, deveriam ter espaço reservado obrigatório em que percentuais para índios, gays, fumantes, deficientes, negros, brancos, vegetarianos, estudantes, espíritas ??? Somos pessoas! E salvo algumas justas ou periódicas exceções, devemos ser tratados igualitariamente, com os mesmos direitos e deveres. Isso sim é DEMOCRACIA!

A escravidão foi uma chaga histórica na humanidade e não segregou apenas negros através dos tempos. Em algumas partes do mundo ainda precisa ser combatida de modo veemente e real !!! É uma página que deve ser lembrada SIM, mas que precisa ser virada. Imaginem se nós brasileiros nos revoltássemos contra o tipo de colonização que tivemos e cobrássemos essa ‘dívida’ de Portugal? Ou se tivéssemos que pagar pelo massacre que impusemos aos nossos vizinhos na Guerra do Paraguai? Ou se a Alemanha impusesse à sua sociedade cotas para Judeus devido ao holocausto? Ou se o Vaticano fosse obrigado a devolver todo o ouro presente em seus cofres oriundos Deus sabe de onde e a que preço? Pensem em todo esse ressentimento!

Quanto à preconceitos, bem, isso é algo a ser analisado minuciosamente e principalmente por nós mesmos. O que são preconceitos? O que são preferências? Quem, no seu íntimo, não tem algum tipo de ‘preconceito’ com algo, mais ou menos importante... Essa é uma guerra a ser travada diariamente sem demagogia já que temos capacidade intelectual e de discernimento, humanos que somos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário